São inúmeros os conceitos sobre pesquisa, mas os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto (MARCONI; LAKATOS, 2017). As pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos, quanto a forma de estudo e quanto aos procedimentos técnicos utilizados (LEÃO, 2017).
Já para Oliveira (2016), por exemplo, a pesquisa cientifica pode ser classificada apenas segundo aos objetivos que se pretende alcançar e segundo aos procedimentos técnicos. Muito embora se possa encontrar posicionamentos diferenciados entre alguns autores, optamos em citar todos os tipos de pesquisas encontradas nas referências pesquisadas por nossa equipe e deixaremos a escolha de qual autor seguir a seu critério. Veja a página de Tipologia da Pesquisa segundo aos principais autores.
Dependendo da qualificação do investigador, a pesquisa terá objetivos e resultados diferentes. O estudante universitário que se inicia na pesquisa e o pesquisador profissional já amadurecido e integrado em uma equipe de investigação terão objetivos distintos, de acordo com a habilitação de cada um. O objetivo dos iniciantes é a aprendizagem e o treino das técnicas de investigação, refazendo os caminhos percorridos pelos pesquisadores. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007)
Tipologia da Pesquisa
Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado pelo dado autor. A divisão obedece a interesses, condições, campos, metodologia, situações, objetivos, objetos de estudos etc. (MARCONI; LAKATOS, 2017)
Pesquisa Documental
Pesquisa Pura
Pesquisa Descritiva
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory
Pesquisa-Ação
Pesquisa Aplicada
Pesquisa de Estudo de Caso
Pesquisa Etnográfica
Pesquisa Experimental
Pesquisa Exploratória
Estudo Coorte
Pesquisa Fenomenológica
Ensaio Clínico
Pesquisa de Levantamento
Pesquisa Explicativa
O interesse e curiosidade do homem pelo saber levam-no a investigar a realidade sob os mais diversificados aspectos e dimensões. Cada abordagem ou busca admite níveis diferentes de aprofundamento e enfoques específicos conforme o objeto de estudo, os objetivos visados e a qualificação do pesquisador. É natural, pois, a existência de inumeráveis tipos de pesquisa. Cada tipo de pesquisa possui, além do núcleo comum de procedimentos, suas próprias singularidades. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007)