
São inúmeros os conceitos sobre pesquisa, mas os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto (MARCONI; LAKATOS, 2017). As pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos, quanto a forma de estudo e quanto aos procedimentos técnicos utilizados (LEÃO, 2017).
Já para Oliveira (2016), por exemplo, a pesquisa cientifica pode ser classificada apenas segundo aos objetivos que se pretende alcançar e segundo aos procedimentos técnicos. Muito embora se possa encontrar posicionamentos diferenciados entre alguns autores, optamos em citar todos os tipos de pesquisas encontradas nas referências pesquisadas por nossa equipe e deixaremos a escolha de qual autor seguir a seu critério. Veja a página de Tipologia da Pesquisa segundo aos principais autores.
Dependendo da qualificação do investigador, a pesquisa terá objetivos e resultados diferentes. O estudante universitário que se inicia na pesquisa e o pesquisador profissional já amadurecido e integrado em uma equipe de investigação terão objetivos distintos, de acordo com a habilitação de cada um. O objetivo dos iniciantes é a aprendizagem e o treino das técnicas de investigação, refazendo os caminhos percorridos pelos pesquisadores. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007)
Tipologia da Pesquisa
Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado pelo dado autor. A divisão obedece a interesses, condições, campos, metodologia, situações, objetivos, objetos de estudos etc. (MARCONI; LAKATOS, 2017)

Pesquisa-Ação

Pesquisa Experimental

Pesquisa Bibliográfica

Pesquisa Documental

Pesquisa de Levantamento

Pesquisa Pura

Pesquisa Explicativa

Pesquisa de Estudo de Caso

Pesquisa Fenomenológica

Pesquisa Exploratória

Pesquisa Descritiva

Ensaio Clínico

Estudo Coorte

Pesquisa Aplicada

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa da Teoria Fundamentada ou Grounded Theory
O interesse e curiosidade do homem pelo saber levam-no a investigar a realidade sob os mais diversificados aspectos e dimensões. Cada abordagem ou busca admite níveis diferentes de aprofundamento e enfoques específicos conforme o objeto de estudo, os objetivos visados e a qualificação do pesquisador. É natural, pois, a existência de inumeráveis tipos de pesquisa. Cada tipo de pesquisa possui, além do núcleo comum de procedimentos, suas próprias singularidades. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007)