Skip to content
Metodologia Científica

Trabalhos Acadêmicos e Científicos

Trabalhos cientificos

Introdução

Quando pensamos em trabalhos científicos ou acadêmicos, imaginamos um belo arquivo de word, com aquela pesquisa caprichada cheia de “ctrl c + ctrl v” ou criada por inteligência artificial e com cara de nota 10 garantida, não é?

Bem… para muitos alunos não é assim! Enquanto para alguns, os estudos científicos ou trabalhos acadêmicos são apenas um meio para conseguir o sonhado certificado de conclusão de curso. Para outros, significa uma forma de adquirir ou aprofundar conhecimentos de forma científica, padronizada e com um objetivo estabelecido.

Porém, precisamos ter claro que os cursos possuem títulos acadêmicos (pré-requisitos) que servem como norteadores para determinar o nível do estudante para o desenvolvimento de um determinado tipo de pesquisa. Por exemplo, um aluno de doutorado possui mais conhecimento e experiência com pesquisa científica do que um aluno de graduação. Na própria graduação, um calouro tende a ser menos exigido em termos de trabalhos acadêmicos do que um aluno no decorrer do curso e bem menos do que um aluno concluinte. Isso ocorre porque se entende que as disciplinas norteadoras para o desenvolvimento de pesquisas cientificas já foram cursadas como, por exemplo, a metodologia científica.

O trabalho escolar ou acadêmico (TA), realizado ao longo dos cursos de graduação e pós-graduação, é uma importante ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, em todas as áreas do conhecimento. (MICHEL, 2015).

Podemos atribuir a esses trabalhos também o nome de atividades científicas, produções acadêmicas e/ou científicas. É por meio da realização de pesquisa, elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalhos acadêmicos e/ou científicos que estudantes ampliam seus conhecimentos elevando sua reflexão e aprendizado ao processo didático-pedagógico durante as atividades escolares. Os Trabalhos acadêmicos são elaborados conforme as exigências das instituições de ensino, incluindo dissertações de mestrado, teses de doutorado, TCC (Trabalho de conclusão de curso), seminários, apresentação de artigos científicos, papers, documentos científicos impressos e eletrônicos, projeto integrado, participação de congressos, encontros e conferências, pôster técnico, resenhas e tantos outros com terminologias diferentes. Se diferenciam em seus objetivos, tipo de tema abordado, normas, metodologias e orientações para sua apresentação escrita e oral (SOUZA, 2017).

Não se faz um trabalho científico quando não se tem um problema específico para resolver. Esse é o ponto de partida. O segundo ponto é realizar um levantamento bibliográfico exaustivo para tomar contato com estado da arte. Referências bibliográficas ultrapassadas constituem obstáculo à consecução de um trabalho a ser avaliado positivamente (MEDEIROS, 2019).

O que é trabalho acadêmico ou científico?

É um instrumento adequado para o registro de resultados de pesquisas, leituras, análises e observações, ele coloca o aluno frente a uma situação, um conhecimento, uma realidade qualquer, levando-o a criticar, analisar, reinterpretar essa realidade e produzir um conhecimento novo, ou uma abordagem nova a respeito. Fazer trabalhos escolares é, portanto, maneira eficiente e eficaz de treinar e preparar o aluno para a elaboração de monografias de final de curso, assim como outros textos científicos, monografias, dissertações de mestrado ou teses de doutorado. (MICHEL, 2015).

Todavia, apesar do caráter universal de estruturação lógica e de organização metodológica, os trabalhos científicos diferenciam-se em função principalmente de seus objetivos e da natureza do próprio abordado, assim como em função de exigências específicas de cada área do saber humano. Após a exposição das normas para qualquer trabalho científico, é conveniente fazer rápida referência aos principais tipos de trabalhos científicos comumente solicitados nos vários momentos da vida do estudioso e aos quais as várias normas, sobretudo as de natureza técnica, devem adaptar-se adequadamente  (SEVERINO, 2016).

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em sua Norma NBR 14.724:11, trabalho acadêmico é um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do estudo escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador (SOUZA, 2017).

Trabalho científico é uma expressão genérica para gêneros acadêmicos-científicos. Os trabalhos científicos podem ser realizados com em fontes de informações primárias ou secundárias e elaboradas de várias formas, de acordo com a metodologia e com os objetivos propostos (MARCONI; LAKATOS, 2022).

Quando é solicitado um trabalho acadêmico ou científico?

De forma geral, este tipo de trabalho é solicitado como atividade no decorrer de um curso sem a obrigatoriedade de atender as normas técnicas científicas e sem necessidade de catalogação. (FURASTÉ, 2013).

O TA possui tipologias diferentes conforme os fins a que se destina e a profundidade de pesquisa e análise que exige. É considerado requisito parcial e obrigatório para conclusão de cursos e obtenção de graus acadêmicos, nos níveis superior, graduação e pós-graduação (MICHEL, 2015).

Segundo Souza (2017), a apresentação desses trabalhos acadêmicos pode ser obrigatória ou opcional e suas exigências e necessidades acontecem por vários motivos, sendo os mais comuns:

  1. Exigência obrigatória para compor nota de disciplina ou conclusão de final de curso.
  2. Aumento da quantidade de produção científica realizada pela instituição de ensino, professor e aluno.
  3. Fomento, estímulo e motivação de estudantes e pesquisadores a contribuir com a pesquisa científica.
  4. Estratégia didático-pedagógica para melhorar o aprendizado do estudante.

Objetivos do trabalho acadêmico ou científico?

Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam, bem como ser inéditos ou originais e contribuir não só para a ampliação de conhecimentos, ou a compreensão de certos problemas, mas também servir de modelo ou oferecer subsídios para outros trabalhos. Devem permitir a outro pesquisador, baseado nas informações dadas:

  1. Reproduzir as experiências e obter resultados descristos, com a mesma precisão e sem ultrapassar a margem de erro indicada pelo autor.
  2. Repetir as observações e julgar as conclusões do autor.
  3. Verificar a exatidão das análises e deduções que permitem ao autor chegar às conclusões. (MARCONI; LAKATOS, 2022).

Referências Bibliográficas:

FURASTÉ, Pedro Augusto. Técnicas para o trabalho Científico: Explicação das Normas da ABNT. 17. Ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

SOUZA, Genival Evangelista de. Manual do Trabalho Acadêmico-Científico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

error: Este site tem direitos autorais. Faça referência do site no seu trabalho.

Send this to a friend