Skip to content
Metodologia Científica

Tipos de Trabalhos Acadêmicos

Tipos de trabalhos acadêmicos: TCC, tese, monografia

Quando entramos no universo acadêmico, nos deparamos com uma infinidade de atividades solicitadas pelos docentes, independentemente do grau estudantil. Tecnólogos, bacharéis, mestres ou doutores todos necessitam, em algum momento, desenvolver tipos detrabalhos acadêmicos. Pensando nisso, trouxemos os trabalhos acadêmicos mais solicitados neste universo para facilitar o entendimento, sobretudo, dos iniciantes que recebem solicitações de atividades que, muitas vezes, desconhecem.

São vários os tipos de trabalhos acadêmicos que podem ser desenvolvidos em universidades, faculdades, ou escolas técnicas. Podemos também atribuir a esses tipos detrabalhos acadêmicos o nome de atividades cientificas, produções acadêmicas e/ou cientificas. A apresentação desses trabalhos acadêmicos pode ser obrigatória ou opcional.

Tese

Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou apresentação de um estudo científico de tema exclusivo e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação do orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.

Dissertação

Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem definido em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a supervisão de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre.

A dissertação de mestrado é um trabalho de estudo científico com tema único delimitado, tendo como objetivo reunir, analisar e interpretar informações pesquisadas, apresentando seus resultados por meio de texto normatizado no final do curso. É realizada sob orientação de um professor com título de doutor. Sua apresentação é feita de forma escrita e oral e o objetivo do aluno é conquistar o grau de mente.

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

o TCC é um documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. O TCC deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

TCC trabalho de conclusão

TGI -Trabalho de Graduação Interdisciplinar

Tanto o TCC quanto o TGI são trabalhos de conclusão para cursos de bacharelado, especialização ou aperfeiçoamento. Quando obrigatórios, têm como exigência sua entrega no final do curso ou da disciplina. Pode ser um atividade teórica, com constituição de banca examinadora para apresentação final. O texto no TCC deve ser apresentado em normativas e diretrizes estabelecidas pela instituição. Tanto o TGI como o TCC têm o seu desenvolvimento ao longo do curso, sendo supervisionado pelo orientador.

Projeto de Pesquisa

Documento que reúne o planejamento para o desenvolvimento e execução de um trabalho final. Segundo a ABNT, Projeto como descrição da estrutura de um empreendimento a ser executado e o Projeto de pesquisa como sendo uma das fases de pesquisa. É a descrição de sua estrutura.

Projeto de pesquisa é o documento que descreve todos os procedimentos necessários para a realização de uma pesquisa.

O projeto de pesquisa é necessário para a obtenção de bolsas de estudo ou patrocínio de pesquisas; para ser apresentado ao orientador de uma monografia de final de curso; para o ingresso nos cursos de pós-graduação; para que o orientador seja informado a respeito da pesquisa que o candidato pretende desenvolver. As apresentações do projeto são realizadas de forma escrita e oral.

Relatório Técnico e/ou Científico

Documento que descreve formalmente o progresso ou resultado de pesquisa científica e/ou técnica. É um relatório que apresenta, de forma sistemática, as informações necessárias, para um público especializado, traçando conclusões e realizando as devidas recomendações sobre o tema abordado. É desenvolvido em função e responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido.

Também conhecido como relatórios técnicos de pesquisa, são documentos que relatam resultados obtidos em investigação de pesquisa ou que descrevem situação de uma questão técnica ou cientifica. Um relatório técnico-científico apresenta sistematicamente informações conforme exigência institucional, traça conclusões e faz recomendações. Podem ser utilizados também para apresentação de projetos que recebem financiamento ou bolsa de estudos. Há instituições em que a apresentação oral do relatório técnico é obrigatória.

Artigo Científico

São pequenos estudos diferenciados pelo conteúdo reduzido. É um texto, de autoria de um ou vários autores, que apresenta e discute técnicas, métodos, ideias, processos e resultados em diversas áreas do conhecimento. Os autores podem fazer uma revisão de outros trabalhos ou apresentar tema próprio. Deve ser submetido a revistas e periódicos científicos para aprovação de publicação. Há revistas cientificas que fazem exigências em normatização do texto. As revistas e periódicos estabelecem normas especificas para publicação dos artigos. É importante consultar as regras antes de sua submissão.

Parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica. O artigo pode ser original ou de revisão, onde o Artigo de revisão é parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas e Artigo original é parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

Monografia

É um trabalho científico obrigatório, exigido como forma de avaliação de uma disciplina ou final de cursos de graduação, aperfeiçoamento ou especialização. Na monografia a proposta é pesquisar e escrever sobre um tema único e específico, bastante delimitado, não precisando ser inédito.

A atividade de monografia é elaborado com base em fontes bibliográficas que dispensam extensão em suas pesquisas cientificas. É um trabalho técnico-científico apresentado de forma escrita e oral

Trata-se de um item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. É um estudo individualizado sobre determinado(s) assunto(s) ou tema(s).

Obs.: É um termo generalizado e utilizado de forma equivocada para todos tipos trabalhos desenvolvidos para conclusão de cursos acadêmicos (graduação, mestrado ou doutorado).

Papers

Paper é um texto escrito para uma comunicação oral. Pode ser um conteúdo resumido ou integral da comunicação e tem como objetivo a publicação nas Atas ou Anais de eventos em que vai ser apresentado. É muito apreciado por professores em realizações de atividades pedagógicas.

Atas são registros escritos em que se relata o ocorrido numa sessão ou congresso.

Anais são publicações periódicas de ciências, letras ou artes, organizadas ano a ano.

Comunicações Cientificas

A comunicação cientifica constitui uma modalidade de trabalho acadêmico que é apresentado oralmente em congressos, simpósios e outros tipos de eventos e encontros científicos. Os pesquisadores devem realizar apresentações orais em torno de 10 a 15 minutos sobre o tema. A apresentação deve ser objetiva enfatizando os tópicos da pesquisa, como objetivos, metodologia e resultados obtidos. Podem ser utilizados recursos audiovisuais para agilizar e tornar mais dinâmica a explicação. Poderá haver perguntas conforme decisão da organização do evento. O pesquisador pode distribuir um resumo da sua apresentação. Em alguns casos, o pesquisador pode apresentar um pôster científico.

Simpósio

Os simpósios podem ser considerados como apresentações de trabalhos e discussões cientificas sobre determinado tema. Simpósios reúnem especialistas para apresentarem e discutirem pontos de vista diferentes de um mesmo tema dentro de determinada área do conhecimento. O objetivo principal é fomentar a discussão com informações e opiniões variadas, levando seus participantes à reflexão mais ampla sobre o tema.

Seus participantes são pessoas interessadas no assunto e podem ser realizadas perguntas orais e escritas aos expositores, existem procedimentos formais e um intermediador para conduzir as sessões temáticas.

Mesa-redonda

O objetivo da mesa-redonda é apresentar pontos de vista diferentes de seus expositores com informações mais objetivas sobre determinado tema em que são especialistas. O fato de os expositores terem opiniões diferentes permite aos seus ouvintes formarem opinião própria. A participação dos ouvintes é permitia conforme a organização do evento por meio de perguntas por escrito ou de forma oral. Também tem um intermediador para conduzir a discussão.

Pôsteres Técnicos e Científicos

O poster técnico e científico, muito conhecido entre os tipos de trabalhos acadêmicos e tratado pelo nome de banner, é um tipo de instrumento de comunicação visual impressa e exposta com informações do tema de trabalho.

O objetivo do pôster é apresentar as produções intelectuais por meio de um breve resumo de seu conteúdo, e a presença de seus autores permite aos participantes do evento esclarecer possíveis dúvidas, além de promover maior compreensão da pesquisa realizada. Mas há eventos em que a presença de seus autores não se faz necessária.

Trabalhos Universitários

Atividade solicitada no decorrer de um curso sem obrigatoriedade de atender as normas técnicas cientificas e sem necessidade de catalogação. São compostos por resumos, resenhas, trabalho acadêmico disciplinar e tarefas de aula.

Resumo

O resumo, como tipo de trabalho acadêmico, apresenta os dados mais relevantes de um texto, seja ele proveniente de um livro, de uma pesquisa, de um material de aula ou de um outro documento qualquer.

Os resumos podem ser divididos em resumo de estudo ou de pesquisa:

a) Resumo de Estudo

Utilizado para condensar as informações, facilitando o aprendizado. Neste tipo de resumo é necessário que o acadêmico adote as seguintes técnicas:

  • Ler o texto que se pretende resumir mais de uma vez para melhor compreensão;
  • Selecionar as partes mais importantes, chamadas de partes primárias;
  • Excluir as informações menos relevantes, chamadas de partes secundárias. Os comentários e citações são exemplos de partes de secundárias;
  • Compactar e compilar as partes (primárias e secundárias) parafraseando-as, ou seja, reproduzindo a ideia do autor com palavras do próprio estudante.

Os resumos de estudo não possuem normas específicas, nem formatação padrão de apresentação, ou seja, não são regidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Portanto, não possuem limite de extensão. Cabe ao estudante diminuir a extensão textual, compactando as informações mais importantes a fim de tornar os estudos mais práticos e eficientes.

Sugere-se que o tamanho aproximado para um resumo de estudo bem trabalhado e fundamentado deve possuir uma extensão de até um terço da extensão total do texto original.

b) Resumo de Pesquisa

Utilizado para publicar e divulgar um trabalho de pesquisa (artigo, monografia, dissertação ou tese), sendo apresentado na língua vernácula e na língua estrangeira. Este tipo de resumo é regido pelas especificações da NBR 6028 da ABNT:

  • O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento;
  • Deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento;
  • Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se uso de parágrafo único.
  • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, etc)
  • Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
  • As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedido da expressão “Palavras-chaves”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
  • Deve-se evitar: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecem.
  • Quanto a sua extensão, os resumos devem ter: de 150 a500 palavras os de trabalhos acadêmicos (monografia de graduação, pós-graduação, dissertações e teses) e relatórios técnicos científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos científicos; de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Resenha

A resenha é um tipo de trabalho acadêmico que consiste em um resumo, uma descrição de fatos e temas elaborados por alguém que tem conhecimento profundo sobre o assunto e que de forma crítica descreve sobre determinado texto.

A resenha é uma forma de apresentar ao leitor uma síntese de ideias, aponta objetivos, pontos positivos ou negativos, auxilia e facilita o leitor quando se deseja fazer a leitura de forma resumida de alguma obra científica. A obra que resulta em resenha pode ser um livro, artigo ou relatório científico. A resenha é apresentada de forma escrita, podendo em algumas situações ter a exigência de sua apresentação de forma oral.

A resenha é um documento criado pelo leitor/observador contendo uma análise minuciosa e descritiva, por meio de uma avaliação completa deste documento, sendo inserindo o ponto de vista, a crítica e a contribuição do mesmo. Sugere-se que se conheça o assunto antes de criticá-lo. O texto deve ser constituído em vários parágrafos e com extensão e ilimitada e, como todo o documento acadêmico, deve ser escrito em terceira pessoa – mesmo quando colocado seu ponto de vista crítico.

Crítica: exame ou análise minuciosos do mérito de obra cientificam, artística ou literária. Julgamento do mérito de um trabalho qualquer, destacando virtudes e defeitos. Capacidade para criticar; discernimento; critério.

Trabalho Acadêmico Disciplinar

O trabalho acadêmico disciplinar pode ser dividido em:

a) Intradisciplinar

O trabalho acadêmico intradisciplinar é aquele trabalho comum solicitado pelo professor durante sua disciplina. Neste caso, se fornece um assunto ou um texto para que se estude e desenvolva uma fundamentação ainda não existente sobre um conteúdo da disciplina, a fim de que o aluno venha conhecer. É muitas vezes também apresentado em forma de seminário em sala de aula.

b) Interdisciplinar

Já o trabalho interdisciplinar envolve duas ou mais disciplinas do curso. Adequado para ser apresentado em eventos fora da sala de aula com uma exposição maior, como seminários, jornadas acadêmicas, congressos, entre outros eventos acadêmicos.

O trabalho acadêmico é dividido nas três partes básicas do corpo do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão final.



error: O conteúdo deste site tem direitos autorais

Send this to a friend