Skip to content
Metodologia Científica

O que são trabalhos Acadêmicos e Científicos?

Trabalhos cientificos

Quando pensamos em trabalhos científicos ou acadêmicos, imaginamos um belo arquivo de word, com aquela pesquisa caprichada cheia de “ctrl c + ctrl v e com cara de nota 10, não é?

Bem… para muitos alunos não é assim. Enquanto para alguns alunos os trabalhos científicos ou acadêmicos são a salvação da pátria e possuem o significado de aprovação. Para outros significa uma tortura brutal… muitos se descabelam pensando que vão fazer uma verdadeira monografia. Na verdade, um dos motivos entre essa relação de amor e ódio com o trabalho científico é dada pelo desconhecimento dos conceitos básicos que vão direcionar o aluno atender à solicitação do professor/tutor.

Primeiramente precisamos ter claro que os cursos possuem títulos acadêmicos (pré-requisitos) que servem como norteadores para determinar o nível do estudante para o desenvolvimento de um determinado tipo de pesquisa. Por exemplo, um aluno de doutorado possui mais conhecimento e experiência com pesquisa científica do que um aluno de graduação.

Na própria graduação, um calouro tende a ser menos exigido em termos de trabalhos acadêmicos do que um aluno no decorrer do curso e bem menos do que um aluno concluinte. Isso ocorre porque se entende que as disciplinas norteadoras para o desenvolvimento de pesquisas cientificas já foram cursadas como, por exemplo, a metodologia da pesquisa.

Outro motivo para confusão do aluno sobre este assunto, ocorre pela exigência de alguns docentes para que trabalhos acadêmicos disciplinares sejam regidos pelas Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como estratégia pedagógica de familiarização do aluno com a prática de utilização das mesmas, quando na verdade, essas normas são destinadas à outros tipos de trabalhos acadêmicos.

Quando é solicitado um trabalho acadêmico?

De forma geral, este tipo de trabalho é solicitado como atividade no decorrer de um curso sem a obrigatoriedade de atender as normas técnicas cientificas e sem necessidade de catalogação.

Então, o primeiro passo é conhecer os conceitos (TCC, monografia, dissertação, tese, trabalho acadêmico disciplinar, etc.) e objetivos (obtenção de nota e/ou conclusão de disciplina, obtenção de título e/ou conclusão de curso) de cada tipo de trabalho acadêmico, para definir as técnicas para seu desenvolvimento e se existe a obrigatoriedade de seguir normas para sua elaboração.

error: O conteúdo deste site tem direitos autorais

Send this to a friend